Comprometimento - Notícias - PRO FLIGHT - Escola de Aviação 


E agora o que eu faço?!

Novembro/2015

Professora Regina Mariano

Comprometimento

Comprometimento

Cada vez mais as empresas buscam profissionais que tenham comprometimento. O funcionário comprometido tem orgulho da organização, recomenda seus produtos e serviços e vê a empresa como um dos melhores lugares para se trabalhar. Mas o que realmente significa comprometimento?

Essa palavra deriva de “comprometer”, que, de acordo com o dicionário Michaelis, significa “obrigar-se por compromisso, verbal ou escrito”. Partindo dessa definição, os profissionais, quando aceitam um trabalho, obrigam-se em acordo verbal ou escrito a cumprir determinadas atividades, as famosas atribuições do cargo para o qual foi contratado. Porém, no dia a dia acabam descuidando desse acordo e não cumprem todas as suas atribuições. Vão “empurrando com a barriga” e perdem o compromisso inicial, além do comprometimento.

Frequentemente busco profissionais e fico espantada, como as pessoas querem saber primeiro o salário e depois sobre o trabalho efetivamente. Para mim, deveria ser o inverso, primeiro conhecer a empresa, o tipo de trabalho, o que a empresa espera deste funcionário, se tem condições de corresponder e depois saber sobre a remuneração.

Para ser engajado e motivado, o funcionário deve compreender onde a empresa quer chegar e o que ele pode fazer para ajudá-la. Deve também compreender a sua verdadeira função na empresa. “O papel de uma telefonista não é atender o telefone, é facilitar a comunicação interna e externa da empresa, aumentando a produtividade da equipe. Entendo que a partir do momento em que o funcionário sabe como está contribuindo para o sucesso daqueles à sua volta, se sentirá motivado a fazer a coisa certa.”

Tudo isso não significa que o profissional só deva viver para o trabalho. Ao contrário, se for comprometido com suas tarefas, procurará métodos de priorizar e aproveitar melhor seu tempo, evitando adiar suas atividades ou acumulá-las.

Então que tal umas dicas para não errar:

Chegar sempre atrasado: começar o expediente fora de hora e também ir embora mais cedo com frequência são atitudes abomináveis dentro do mundo corporativo.
Falta de atenção: não ser atento às tarefas diárias e aos pedidos do chefe é uma prática bastante comum e inaceitável.
Fazer as coisas pela metade: não deixe para amanhã o que você pode terminar hoje. O funcionário interessado nos bons resultados conclui o que começa e não deixa as tarefas para depois.
Ausência de interesse: a falta de vontade de aprender é um grande obstáculo. Quem deseja promoção deve perguntar o que não sabe e persistir até dominar o assunto.
Não cumprir com prazo: não cumprir com as obrigações em tempo hábil também é característica dos descomprometidos. Lembre-se que as empresas têm metas e dependem de datas estipuladas junto às suas equipes para cumpri-las.
Ser resmungão: ter o hábito de reclamar da vida e falar mal dos resultados, dos colegas e do serviço não permite que ninguém seja bem-visto. Quem está insatisfeito, deve agir para mudar a realidade e buscar algo que o deixe mais feliz.
Falta de companheirismo: torcer o nariz quando alguém pede ajuda é uma demonstração de falta de companheirismo. O bom trabalhador está sempre pronto para colaborar com os outros.

As mesmas dicas valem para o comprometimento dos alunos em sala de aula. Pessoas comprometidas geralmente são bem sucedidas. Melhorar a cada dia e superar as expectativas em torno dos compromissos assumidos é essencial para melhorar o nível de confiança em si mesmo e ocupar posição de destaque num mundo onde na busca pelo excelente não se aceita o bom.

Coluna “E agora o que eu faço?!” – Profa. Regina Mariano. A Professora Regina Mariano é Pedagoga, formada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP em 1995, Pós-Graduada em Gestão de Eventos e Coordenadora e Orientadora Pedagógica da PRO FLIGHT desde 2012.

Fontes: Ti – Especialistas, Sociedade Brasileira de Coaching, Universing, significados.com.br

Comentários



Página inicial | Voltar

Curriculum Cias Aéreas

Faça seu cadastro

Acesso aluno
Acesso cia aérea

 
Trabalhe na Pro Flight, envie seu CV

Escola Homologada ANAC

Escola amiga do ambiente

Contato

Endereço:
Avenida Brasil, 1664 - Guanabara
Campinas - SP

Central de atendimento:
019 3243.7777

©Copyright 2017 - Pro Flight Escola de Aviação Civil Ltda. Todos os direitos reservados.