5 motivos para se tornar um Mecânico na Aviação

15 de dezembro, 2021

Já ouviu falar que a aviação é considerada o meio de transporte mais seguro do mundo? Isto se deve à dedicação e a paixão pelas aeronaves que muitos profissionais têm, entre eles, o Mecânico de Manutenção Aeronáutica.

Você é apaixonado(a) por tecnologia, mecânica, motores, engrenagens, sistemas elétricos, hidráulicos e aviação, mas não sabe qual profissão seguir? Saiba que a profissão ideal para você pode ser a de Mecânico de Aviação.

A profissão – Mecânico de Manutenção Aeronáutica

Responsáveis por garantir a segurança e o bem-estar dos passageiros e do próprio avião em si, o mecânico de aviação é responsável pela manutenção corretiva e preventiva de toda a aeronave. Isto engloba diversas operações e testes de: motor, hélice, comandos de voo, hidráulico, pneumático, de combustível, de oxigênio, de pressurização, de extinção de incêndio de motores, entre outros sistemas. Para ser mecânico de aviação, é necessário fazer um curso do módulo básico, homologado pela ANAC, e se desenvolver dentro de uma das especializações (GMP, Célula e Aviônicos).

Os requisitos para se tornar um Mecânico de Aviação são:

• A profissão é para homens e mulheres;
• Ter no mínimo 18 anos;
• É necessário ter o ensino médico completo.

Ao terminar o curso, que dura entre 13 e 14 meses, o(a) aluno(a) fará uma prova na ANAC que testas os conhecimentos adquiridos, onde uma vez aprovado, será certificado com o CCT – Certificado de Conhecimentos Técnicos, e dessa forma poderá se candidatar a vagas de Mecânico de Manutenção de Avião em Cias aéreas e oficinas de manutenção.

O que um Mecânico de Aviação faz antes do voo?
Ele é responsável pela preparação técnica da aeronave antes do voo. É sua função observar o reabastecimento, verificar equipamentos de comunicação e antenas, a integridade estrutural e dos sistemas da aeronave como os comandos hidráulicos, o sistema de combustível e do motor.

O que um Mecânico de Aviação faz após o pouso?
Sua obrigação é verificar a integridade dos sistemas da aeronave, verificar possíveis danos que podem ter sido causados à aeronave, pela manutenção superficial e também preventiva.

Quais são os cargos ou carreiras que um Mecânico de Aviação pode seguir?
Existem diversas funções nas cias aéreas, que variam conforme os níveis de carreira, o tempo de experiência e o grau de conhecimento. Após a aprovação da ANAC o profissional irá trabalhar durante 03 anos para tirar sua CHT (Certificado de Habilitação Técnica). Logo após o período de experiência como auxiliar, o quadro hierárquico da maioria das grandes cias aéreas vai do Técnico 1 até o Técnico 8 (são os chamados T1, T2, T3, T4, T5, T6, T7, T8).

Motivos para se tornar um Mecânico na Aviação

São diversas as razões que levam as pessoas a ingressarem na profissão. Alguns são influenciados por amigos, outros pelo salário, tem os que desde a infância são apaixonados pela aviação e até mesmo quem se interessa por tecnologia. Separamos 5 motivos para se tornar um Mecânico de Aviação:

 

  • Setor em crescimento

O mercado para os mecânicos de aviação está em alta. Isso significa que há grande procura por especialistas de nível superior qualificados para trabalhar na manutenção de aeronaves, mas também é carente de profissionais preparados, e capazes de executar seus serviços de acordo com as normas brasileiras e internacionais de segurança.

 

  • Especialização relativamente rápida

O curso completo tem uma duração variada, uma vez que além do módulo básico, o aluno pode se desenvolver em 3 módulos: célula, GMP e aviônicos. Em pouco tempo é possível se tornar ajudante ou ingressar em um estágio (muitas vezes remunerado) e aprender na prática e bem de perto todos os segredos da profissão.

 

  • Estabilidade

Por conta da aviação comercial e da aviação privada, a necessidade de mecânicos é inerente do avião sair do solo. Ativo ou estacionado em um hangar, o acompanhamento do profissional para garantir que a integridade do equipamento e dos sistemas estejam intactos é fundamental. Por isso, o mecânico é vital para a existência da aviação como um todo.

 

  • Paixão pela aviação

Todas as pessoas que adoram a aviação têm seus motivos para isso. Se interessar pelo funcionamento das coisas, ter um carinho especial pela tecnologia ou simplesmente achar aviões fascinantes podem ser alguns dos motivos. A verdade é que a aviação é quase uma vocação e extremamente apaixonante.

 

  • Liberdade financeira

Por último, e não mesmo importante, o salário é um excelente motivo para se tornar um Mecânico de Aviação. O piso salarial (salário base e compensação orgânica) de um mecânico que já possui CHT (Certificado de Habilitação Técnica) e experiência na função, ganha entre R$ 3.200 e R$ 4 mil reais, de acordo com sites de recursos humanos como Catho e Love Mondays.

Independentemente dos motivos, uma coisa é certa, quem ingressa na profissão descobre um universo fascinante. Agora que você já sabe tudo sobre essa profissão incrível, está esperando o que para dar o primeiro passo para se tornar um(a) mecânico(a) de manutenção aeronáutica?

Ingresse na aviação

Estude com uma das melhores escolas de aviação do Brasil. Com opção presencial ou semipresencial (EAD), seja mecânico de manutenção aeronáutica na Pro Flight!

São mais de 9.000 alunos formados, alto índice de aprovação na Banca da ANAC, departamento de RH, milhares de alunos contratados pelas Cias aéreas, e mais: Marinharia, Selva, Preparação para Processos Seletivos e inglês para Aviação. Inscrições abertas!

Saiba mais sobre o curso: http://www.proflight.com.br/curso-ead-mecanico-de-manutencao-aeronautica/

 

 

Busca

 

Categorias

 

Cursos



Avenida Brasil, 1664 - Guanabara - Campinas - SP [ MAPA ]

SALA DE MATRÍCULAS

19 99907.0707

COORDENAÇÃO

19 97134.4981

FINANCEIRO

19 99801.4419

Copyright © 2020 - Pro Flight. Todos os direitos reservados.